Featured

Lei de Cotas não é privilégio e sim um direito! Confira a página da ADUFRGS-Sindical sobre Ações Afirmativas

Nestes 10 anos da Lei de Cotas 11.711/2012, a ADUFRGS-Sindical disponibiliza em seu site uma série de matérias, entrevistas e podcasts sobre a importância das ações afirmativas para o combate ao racismo estrutural e a superação das desigualdades sociais no Brasil.

A página Ações Afirmativas é uma iniciativa do sindicato, por intermédio do GT Direitos Humanos, que é coordenado pela professora e diretora de Comunicação Sônia Mara Ogiba.

A série já publicou entrevistas com a antropóloga, professora e Secretária de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luciana de Oliveira Dias, o Reitor de Diretor Acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e o teólogo e filósofo Frei David Santos, Diretor Executivo da EDUCAFRO Brasil.

Ainda neste primeiro semestre, o GTDH realiza uma atividade presencial com especialistas da área para aprofundar as discussões sobre os 10 anos da Lei de Cotas e a importância das políticas públicas para eliminação das desigualdades e segregações.

Na página Ações Afirmativas você também encontra as inciativas desenvolvidas pelas instituições da base, que tratam deste tema: UFRGS, UFCSPA, IFRS e IFSul.

O que é a Lei de Cotas 11.711/2012?

Trata-se de uma legislação que reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da escola pública e, dentro deste contingente, as cotas baseadas em critério de renda e as cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas. Depois de 10 anos de implementação desta política pública, a lei pode ser revisada pelo Congresso Nacional. No entanto, ativistas defendem a renovação automática da lei devido a insuficiência de dados para avaliação de sua continuidade. Inclusive, existem projetos em tramitação na Câmara Federal que incluem na legislação uma política de permanência dos estudantes cotistas: bolsa permanência com alimentação e moradia.

Inclusive a revisão da Lei de Cotas foi pauta de audiência pública da Comissão de Educação, realizada dia 10 de dezembro de 2021, por proposição do senador Paulo Paim. 

Veja os conteúdos e podcasts publicados na aba Ações Afirmativas da ADUFRGS-Sindical 

Lei de Cotas completa 10 anos e passa por revisão

Entenda o Projeto de Lei e acompanhe a tramitação da proposta na Câmara Federal

“Educação pública precisa de orçamento para sobreviver”, diz presidente da UEE

Acompanhe episódio 17 do podcast da ADUFRGS-Sindical com Airton Silva

“Cota não é esmola! É uma necessidade urgente de reparação racial nos ambientes de poder da sociedade”, diz a antropóloga e professora da UFG, Luciana Dias.

Acompanhe o podcast 19 da ADUFRGS-Sindical com Luciana Dias

“A Lei de Cotas aumentou o número de negros/as no ensino superior, gerou oportunidades e mudou o pensamento educacional brasileiro”, diz reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Acompanhe o episódio 20 do podcast da ADUFRGS-Sindical com José Vicente

“A cota é uma medida radical para tentar mudar uma situação imposta pela classe dominante e que se perpetua no tempo”, diz Frei David da EDUCAFRO.

 

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is MB. Only files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    No thoughts on “Lei de Cotas não é privilégio e sim um direito! Confira a página da ADUFRGS-Sindical sobre Ações Afirmativas ”